Guarda, protetor de residências e das famílias, companheiro fiel, guia de cegos, ativo em salvamentos, farejador, policial incansável, além de outras funções laborais ou não, o Pastor Alemão cumpre com maestria o que estiver ao seu alcance.
No Brasil, a raça foi introduzida no início de 1921 e em 1948, São Paulo oficializava o clube especializado, dando partida à difusão, divulgação e controle do raça.
A Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães, SBCPA, passa a ocupar o espaço de organização mater, dirigindo e regulamentando os designios e o padrão da raça.
Por todo o território nacional, as filiadas controlam e auxiliam os criadores e proprietários no manejo e criação.
Seguindo o padrão internacional da raça, ditado pela Verein fur Deustche Schaeferhund (SV) da Alemanha, toda criação é direigida e controlada nos mínimos detalhes, visando sempre a melhoria e preservação do plantel.
Os reprodutores e matrizes, antes de se submeterem aos acasalamentos, passam por rigorosa análise de seleção ou vistoria, sempre controlada por juízes ou diretores da entidade.
Assim, mediante o controle dos itens do regulamento de criação da raça fornecido aos interessados, conseguimos diminuir a incidência da produção de filhotes indesejáveis. Nenhum cão da raça pastor alemão poderá receber registro de pedigree enquanto filhotes se não tiver os pais anteriormente verificados e aprovados para reprodução por árbitros especializados membros da SBCPA.
As ninhadas também passam por meticulosa vistoria para recebem microchips ou tatuagens que os identificam pelo resto da vida.
Tamanho:
Machos: de 60 a 65cm.
Fêmeas: 55 a 60 cm. Para ambos tolerância de 1 a 1,5 cm medidos a na altura de cernelha
Peso:
Machos: após 30kg.
Fêmeas: após 25kg
Cor:
Preto total, capa preta e cinza
Capa Preta:
O amarelo com tonalidade que varia para o avermelhado ou marrom castanho, com manto e máscara pretos.
Cinza:
variações acizentadas com tonalidades escuras misturadas com cobre e marrom.
Pelagem:
Pelagem de comprimento mediano com subpêlo marcante, formando camadas no pescoço e tufos na parte de baixo da cauda e atrás das coxas.
Na variedade pelo longo, comprimento maior, sem faltar subpêlo.
Entre em contato pelo Whatsapp